terça-feira, 25 de setembro de 2007

Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas 2007


A Lista Vermelha da União Mundial para a Conservação (IUCN) é o barómetro que demonstra os efeitos da degradação e perda de habitat, da sobre-exploração, da poluição, da introdução de espécies invasoras e das alterações climáticas que ocorrem no Planeta. Com a mais recente actualização da Lista Vermelha que indica o crescente número de espécies ameaçadas por todo o Globo.
Esta lista foi publicada a 12 de Setembro de 2007 pela IUCN inclui 41.415 espécies das quais 16.306 estão ameaçadas de extinção (em 2006 eram 16.118!). O número de espécies extintas atingiu as 785 e outras 65 são apenas encontradas em cativeiro ou cultivo.
Uma em cada 4 espécies de mamíferos, uma em cada 8 aves, um terço dos anfíbios e 70% das plantas que foram analisadas na Lista Vermelha estão em situação de perigo.
Entre as espécies que viram a situação agravada no último ano está o gorila-ocidental (Gorilla gorilla), que passou da classificação de "ameaçada" para "criticamente ameaçada de extinção", devido à caça para fins comerciais e a um surto do vírus de ébola. Muitas outras espécies encontram-se numa situação de Ameaça extrema. O declínio dos Orangotangos deve-se principalmente à destruição de habitat para actividades, como a criação de plantações de óleo de palmeira, plantações que podem ser implementadas e geridas sem representar uma ameaça para as espécies silvestres.
Cinco espécies de abutres estão em maior perigo por causa do uso de um químico usado para tratamento de gado (diclofenac).
Os golfinhos de água doce estão praticamente condenados à extinção devido à construção de barragens, redes de pescadores, trânsito de barcos e poluição, uma situação que poderão ser minimizadas com iniciativas como o River Dolphin Initiative. Os corais entraram pela primeira vez na Lista Vermelha de espécies ameaçadas da IUCN. Em todo o mundo os corais estão a ser destruídos pelo aumento da pesca e pelas alterações climáticas. Consequentemente, milhares de espécies de peixes e invertebrados também correm grande perigo, visto dependerem destes recifes de Coral.
Entre as milhares de espécies ameaçadas, estão também incluídas por exemplo, o urso polar, tubarões, raias, pinguins, atum, salmão, baleias, répteis, e o Lince-Ibérico é o felino mais ameaçado do planeta!! Ainda há pelo menos duas espécies que já se consideram “eventualmente extintas”: Golfinho do Rio Yangtze (China) e o Cavalo-marinho coroado (Japão).
Ao nível internacional, nacional ou regional podem ser tomadas medidas para combater as diversas situações de ameaças de espécies. A sobre-exploração de espécies para alimentos, medicamentos, animais de estimação e outros usos humanos continuam a contribuir directamente para a perda de espécies. O comércio internacional de espécies silvestres tem proporções gigantescas e quando não é regulado verificam-se rápidos declínios de espécies registados nas listas vermelhas da IUCN.
Atenção: O facto de os corais estarem agora na Lista Vermelha soa como campainha de aviso ao mundo de que a Terra está sérios problemas…e a chegar aos seus limites!!!





Texto adaptado de: http://portal.icn.pt

0 Pareceres Científicos: