terça-feira, 25 de setembro de 2007

Curso de Formação- Golfinhos de Portugal: Passado, Presente e Futuro


Curso de Formação

Golfinhos de Portugal: Passado, Presente e Futuro

15, 19 e 20
22, 26 e 27
Outubro de 2007
Lisboa

A Escola de Mar junta-se às comemorações internacionais do Ano do Golfinho. Com várias acções a decorrer durante 2007, entre as quais a acção de formação “Golfinhos de Portugal – Passado, Presente e Futuro”, a Escola de Mar junta componentes teóricas e práticas numa formação vocacionada para estudantes universitários, técnicos superiores, biólogos e professores.


Programa

Dia 1 - 3 horas e 45 minutos
Aula prática - Saída de mar em Sesimbra para observação de golfinhos no seu meio natural e ensino de metodologias de investigação científica.

Dia 2 - 4 horas
Aulas teórico-práticas sobre biologia dos cetáceos e espécies mais comuns na costa portuguesa, acompanhadas com a realização de fichas de trabalho:
- Introdução geral aos cetáceos
- Andam golfinhos na costa
- A actualidade dos golfinhos em Portugal

Dia 3 - 6 horas
Seminário de dia inteiro com convidados da área da investigação científica de mamíferos marinhos em Portugal. Abordando temas desde o comportamento de golfinhos e baleias, passando pela bioacústica, a genética e a conservação.

Dia 4 - 3 horas e 45 minutos
Aula prática - Saída de mar em Sesimbra para observação de golfinhos no seu meio natural e exemplificação de actividades de educação ambiental.

Dia 5 - 4 horas
Aulas teórico-práticas sobre a ocorrência histórica (antiga e recente) de cetáceos em Portugal, interacções com o Homem e conservação. Estas aulas serão igualmente acompanhadas por fichas de trabalho.
- Mamíferos marinhos na história
- Interacções negativas entre o Homem e os cetáceos
- Medidas de conservação para espécies e habitats

Dia 6 - 6 horas
Apresentações realizadas pelos participantes para avaliação da sua aprendizagem no decorrer do curso e a sua capacidade de aplicação dos conteúdos. Será realizado um debate entre os participantes e os formadores sobre os trabalhos apresentados.


Custo de 121 € por participante, com oferta de documentação.
Aulas teóricas a decorrer em Lisboa e as práticas a decorrer em Sesimbra.
Curso com a duração total de 27,5 horas.
Inscrições limitadas a 35 participantes.


Ficha de Inscrição Aqui

2 Pareceres Científicos:

Sérgio Bexiga disse...

Enaaa o primeiro post da buga! lool, go buga go buga go! =P

Joana Lopes disse...

dedico este 1º post à minha criadora,snif snif,e que venham mais (posts), e agradeço profundamente à excelenticima senhora dona mafalda pela pacientia e dedicação do seu tempo a todo este esforço que é fazer-me perceber alguma coisa de computadores.