terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Amanhã dá-se o primeiro eclipse do Sol de 2011

O primeiro de quatro eclipses solares que se registam este ano acontece já amanhã, dia 4. Entre as 6h40 e as 11h00 (hora de Lisboa), o sol estará parcialmente tapado. O fenómeno será visível na Europa, em parte do norte de África e no Médio Oriente e na metade ocidental da Ásia.

As previsões do Instituto Português de Meteorologia não são muito animadoras para quem quer ver o acontecimento. As nuvens vão estar presentes em todo o norte e centro. Apenas no sueste alentejano e no Algarve o Sol estará destapado. Seja como for, entre o nascer do Sol e, aproximadamente, as 9h00, Portugal estará na penumbra. Quem quiser, tem a oportunidade de acompanhar o eclipse através da Internet. A Universidade de Barcelona, através do Departamento de Astronomia e Meteorologia, disponibiliza um site com emissão em directo a partir das nossas 7h25. Para ver aqui.

Segundo os astrónomos, a magnitude máxima do eclipse será de 0,8576, o que significa que quase 86 por cento do diâmetro do Sol ficará coberto pela Lua. Na Europa, os melhores sítios para observar o fenómeno são a Suécia e a Finlândia. Por cá, no pico do eclipse só ocultará entre 40 e os 60 por cento do Sol.

Tal como este, os restantes eclipses do Sol de 2011 não serão totais. O próximo, a 1 de Junho, será só visto na Ásia, América do Norte e Islândia. Os seguintes serão a 2 de Julho e 25 de Novembro, mas só serão visíveis no Pólo Sul.

Além destes eclipses solares vão acontecer dois lunares. O primeiro deles tem lugar dia 15 de Junho entre as 19h22 e as 23h22 (hora de Lisboa), o segundo, a 10 de Dezembro, vai decorrer entre as 11h33 e as 17h30 a partir da América do Norte e até à Europa Ocidental. No entanto, quando cá chegar já vai estar a sair da zona de penumbra.

Informação retirada do site

0 Pareceres Científicos: