quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Parasitas da malária sincronizados com o seu hospedeiro

O plasmodium é responsável por muitas mortes rege o seu desenvolvimento com o ritmo circadiano do seu hospedeiro, para maximizar a sua disseminação e sobrevivência.


Durante anos os cientistas reconheceram o perfeito "timing" das infecções de malária: milhões de plasmodium emergem em massa das células vermelhas, causando febre, arrepios e anemia, que caracterizam tão bem esta doença. Pode-se dizer que o parasita adoptou várias técnicas de sobrevivência.

Estudos prévios indicam que o plasmodium
consegue sentir os níveis de melatonina do seu hospedeiro, que é uma fonte de confiança do relógio biológico. Para determinar como é que os parasitas fazem uso desta informação, Reece e os seus colegas criaram dois grupos de plasmodium e seus hospedeiros (ratos) em que num deles havia uma diferença circadiana entre o hospedeiro e o parasita.



Em ambos os grupos, o parasita emergiu dentro do seu período normal, mas no grupo em que havia uma diferença circadiana, só metade dos plasmodium apareceram, sugerindo que o parasita iria ter menos probabilidade de sobrevivência ao sistema imunitário do hospedeiro.

Esta diferença circadiana também afectou a habilidade do plasmodium se disseminar por outros hospedeiros. Antes de haver um aumento da população de parasitas nos glóbulos vermelhos, alguns parasitas diferenciam-se em gâmetas que se combinam para formar a próxima geração. O plasmodium do hospedeiro com uma diferença circadiana, só produziu metade dos gâmetas. Assim pode-se concluir que esta diferença afecta não só a probabilidade de sobrevivência no hospedeiro, mas também a sua capacidade de transmissão.

"Estes resultados demonstram que o ciclo circadiano tem um papel na evolução do parasita em si," diz Bell-Pedersen. "Esta foi a primeira vez que isto foi demonstrado experimentalmente.

Apesar de ser uma descoberta interessante, não quer dizer que se vão fazer novos tratamentos para a malária, disse Bell Pederson, mas sim que talvez os medicamentos possam ser melhor aplicados tendo em conta o ciclo circadiano.


Informação retirada do site

0 Pareceres Científicos: