sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

1º Prémio BES Biodiversidade para Projecto IBAs Marinhas da SPEA

O projecto de identificação de áreas marinhas importantes para as aves venceu por unanimidade o Prémio Nacional BES Biodiversidade. O diploma foi entregue hoje na sede do Banco Espírito Santo pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Dr. Francisco Nunes Correia, numa cerimónia presidida pelo Dr.
Ricardo Salgado.


O prémio, no valor de 75.000 euros, tem como objectivo apoiar iniciativas inovadoras de investigação, conservação e gestão da diversidade biológica. O vencedor do prémio foi decidido por um júri internacional e representa um reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e os seus parceiros. Os resultados deste projecto são pioneiros na Europa e constituem a base científica para a designação da futura rede de áreas marinhas protegidas.

Ao longo dos últimos três anos a equipa de biólogos da SPEA percorreu mais de 110.000 km no mar, desde as costas continentais até os limites das plataformas marinhas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. No total, foram registadas mais de 150.000 aves de 70 espécies diferentes, além de muitas espécies de mamíferos marinhos e tartarugas. Paralelamente, a recolher mais de 300 viagens de aves marinhas. Desta forma, foram obtidas informações inéditas, sobre as áreas de alimentação e repouso destas aves, e a sua relação com variáveis ambientais (ex. temperatura, salinidade ou correntes marinhas) ou humanas (como as pescas e o tráfego marítimo).


O Projecto IBAs Marinhas começou em 2004, com apoio do financiamento comunitário LIFE e tem uma duração de 4 anos. A SPEA coordena este projecto, contando com os parceiros [1] ICNB, INIAP/IPIMAR, Universidade de Aveiro, DOP e IMAR dos Açores e SRARN-PNM da Madeira. A SPEA colabora também de forma muito activa com o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa. No final deste ano será publicado o primeiro inventário nacional de
IBAs Marinhas (do Inglês, Important Bird Areas). Este inventário servirá de referência para a futura extensão da Rede Natura 2000 [2] ao meio marinho em Portugal e as metodologias desenvolvidas pela SPEA e pela BirdLife International [3] já se aplicam actualmente em países como Grécia, Malta, França ou mesmo Nova Zelândia e Argentina.


Iván Ramírez, Coordenador do Projecto IBAs Marinhas afirma “Os resultados deste projecto situam o nosso país na linha de frente da investigação marinha. Portugal é o país da União Europeia com a maior Zona Económica Exclusiva e muitas das espécies de aves que cá ocorrem estão ameaçadas. Este prémio significa o reconhecimento de uma excelente equipa de profissionais da SPEA e dos parceiros deste projecto, que passaram muitas horas em embarcações, ilhas e escritórios a investigar um dos maiores tesouros de Portugal, as aves marinhas.”


Segundo o Ministro, Dr. Francisco Nunes Correia, para além do reconhecimento do projecto, este prémio significa um reconhecimento do trabalho da SPEA, uma das ONG’s mais relevantes em Portugal.

Para mais informação: SPEA (parceiro BirdLife), website: http://www.spea.pt/

Notas:

[1] Parceiros: INIAP/IPIMAR (Instituto de Investigação Agrária e das Pescas), UA
(Universidade de Aveiro), ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da
Biodiversidade), IMAR (Instituto do Mar), DOP (Departamento de Oceanografia e Pescas da
Universidade dos Açores), SRARN (Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos
Naturais da Madeira), PNM (Parque Natural da Madeira)

[2] A Rede Natura 2000 é uma rede de sítios prioritários para a conservação da natureza, que
cobre actualmente um quinto do território da UE. Os Estado Membros estão a criar esta rede ao abrigo das Directivas Aves e Habitats. As áreas da Rede Natura 2000 não são zonas vedadas à presença humana, antes pelo contrário! São áreas onde o desenvolvimento sustentável é compatível com os valores naturais. Mais informação sobre a Rede Natura 2000 pode ser encontrada em:
http://ec.europa.eu/environment/nature/natura2000/index_en.htm


[3] A BirdLife International é uma confederação internacional de organizações não
governamentais de conservação da natureza que actua em mais de 100 países. É uma entidade
líder no conhecimento sobre o estatuto das espécies de aves, dos seus habitats e dos problemas
que os afectam. http://europe.birdlife.org. A SPEA é o representante da BirdLife em Portugal.

[4] A SPEA, em parceria com instituições públicas e privadas, tem desenvolvido projectos muito
importantes na inventariação e gestão destas áreas e na conservação das espécies de aves que
delas dependem (e.g. Inventário IBAs “Terrestres”, Projecto LIFE Sisão, Projecto LIFE Priôlo, entre outros de menor dimensão. Tem também desenvolvido trabalho para influenciar a administração no sentido da implantação de políticas sectoriais (Ordenamento do Território, Transportes, Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Rural, Florestas, etc.) compatíveis com a conservação da natureza.


Para mais informações sobre o Projecto:
- Iván Ramírez, Coordenador do Programa Marinho da SPEA,
ivan.ramirez@spea.pt
Tel 968447300


Texto retirado deste site

0 Pareceres Científicos: