segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

III Encontro Nacional da Ordem dos Biólogos


De 25 a 27 de Fevereiro de 2008, realiza-se na Reitoria da Universidade de Lisboa o

III Encontro Nacional da Ordem dos Biólogos, subordinado ao tema Bio€conomia.


Segundo os organizadores:


"A Revolução Biológica operada na segunda metade do Séc. XX e iniciada com a descoberta dos mecanismos do código genético, teve como consequência um emergir da Biologia como a Ciência do Séc. XXI. Biotecnologia, genómica, proteómica, clonagem, manipulação genética, passaram a preencher o vocabulário dos media como as novas fronteiras do conhecimento e desenvolvimento científico.


A verdade é que se os impactos científicos, sociais e éticos foram enormes, começa já a desenhar-se um impacto económico à escala global de dimensão avassaladora, a que muitos já chamam a era da Bio€conomia. Para muitos especialistas de estratégia e prospectiva, assistimos ao findar da Era da Informação a que Alvin Toffler chamou “A Terceira Vaga”, substituída pela época dominada pelo BIO e pelos novos materiais, levando ao domínio da vida e da matéria subatómica pelo Homem.


As Bioterapêuticas, o Biodiagnóstico, a AgroBio, a Biotecnologia Azul dos Oceanos, a Farmacogenómica e a Bioinformática, ou a Recuperação Biológica Ambiental são alguns dos mercados em que as grandes multinacionais farmacêuticas e químicas já se movem, direccionando-se para um mercado que muitos consideram valer mais de cinquenta mil milhões de dólares.


Em Portugal, ainda que com as suas limitações, podemos e devemos também dar um contributo para esta nova economia e desafiar o país a abraçar esta nova mola de desenvolvimento social."



Este Encontro servirá assim para discutir as implicações económicas, éticas e sociais da Nova Biologia da Saúde ao Ambiente, da Biotecnologia à Educação.



Mais informações:

0 Pareceres Científicos: