domingo, 4 de maio de 2008

Bolsa de Inv. na U. Évora em Ornitologia - Coruja-das-torres

Anúncio para atribuição de
Bolsa de Investigação
no âmbito do projecto CL/UE-B&B2008-12


Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto “Valorização da Diversidade Biológica da Companhia das Lezírias”, designado por “CL/UE-B&B2008-12” financiado pela Companhia das Lezírias, S.A. no âmbito do compromisso “Business & Biodiversity” nas seguintes condições:


Duração e Regime de Actividade: Duração de 6 meses, com início previsto para 14 de Junho de 2008, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Évora, Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica e de acordo com a legislação e as normas em vigor.
A Bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por períodos adicionais.

A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Évora, Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica e de acordo com a legislação e as normas em vigor.


Objecto de Actividade
As tarefas a desenvolver são as seguintes:

- Trabalhos de campo dirigidos ao estudo da biologia e ecologia da população de Coruja-das-torres Tyto alba do Vale do Tejo;
- Tratamento e análise de dados;
- Coordenação de sessões de divulgação das actividades desenvolvidas;
- Apoio na elaboração de Relatórios e outros elementos documentais.
- Apoio à coordenação do projecto.


Orientação Científica: Prof. Doutor João Eduardo Rabaça

Local de Trabalho: LabOr – Laboratório de Ornitologia e vale do Tejo (em particular nos territórios da Companhia das Lezírias, S.A.).


Critérios de Avaliação
A selecção do bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios:

1. Formação académica e experiência específica na área do projecto e em trabalho de campo com aves de rapina nocturnas especificamente Coruja-das-torres T. alba.
2. Experiência em prospecção e monitorização de ninhos de T. alba e em manipulação e anilhagem de juvenis não voadores (credencial válida).
3. Experiência em transectos nocturnos para detecção visual de indivíduos de T. alba.
4. Experiência em acção de divulgação científica, educação ambiental e produção de conteúdos.
5. Entrevista, se julgada necessária para avaliação dos candidatos.


Formação Académica: Licenciatura ou Mestrado em Biologia


Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (www.fct.mctes.pt).


Documentos de Candidatura: As candidaturas deverão ser enviadas por via postal ou e-mail, devidamente identificadas, acompanhadas de curriculum vitae do candidato, fotocópia do certificado de habilitações e duas cartas de recomendação, ao cuidado de:

Prof. João E. Rabaça
LabOr-Laboratório de Ornitologia
Departamento de Biologia
Universidade de Évora,
Apartado 94
7002 – 554 Évora
e-mail: jrabaca@uevora.pt


▪ Selecção e Prazos: A selecção é feita com base no curriculum vitae dos candidatos, podendo eventualmente ser feita uma entrevista.
Serão apenas admitidas candidaturas recebidas entre 28 de Abril e 09 Maio de de 2008. A selecção e a comunicação dos resultados aos candidatos serão feitas até 15 de Maio de 2008 e o início de funções será em 14 de Junho de 2008.



Nota: Segundo o artigo 19º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Évora,“ cada bolseiro só pode receber uma única vez o mesmo tipo de bolsa”.

0 Pareceres Científicos: