quarta-feira, 14 de maio de 2008

Concurso 2008 de Bolsas de Integração na Investigação para 5000 estudantes do Ensino Superior

Edital
Na sequência do Compromisso com a Ciência assumido pelo Governo e nos termos do Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) convida as Instituições de Investigação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) a abrirem (entre Maio e Outubro) concurso para atribuição de Bolsas de Integração na Investigação (BII) a serem financiadas pela FCT, com o objectivo de virem a ser atribuídas até 5000 bolsas em 2008.

Destinatários
Os destinatários deste concurso são as instituições de I&D avaliadas pela FCT, nomeadamente as Unidades de Investigação e os Laboratórios Associados, e ainda os Laboratórios de Estado, e as Empresas e outras instituições públicas ou privadas com actividade de I&D reconhecida. Os beneficiários das Bolsas de Integração na Investigação (BII) são os estudantes do 1º ciclo do ensino superior (incluindo estudantes do 1º ano) com bom desempenho escolar, inscritos em instituições nacionais do ensino superior público ou privado. Este tipo de bolsa tem por objectivo criar condições de estímulo ao início da actividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia dos estudantes através da sua integração em equipas de projectos de I&D. Cada bolseiro deverá ter um doutorado como supervisor na instituição de acolhimento e ser integrado num projecto de investigação.

São elegíveis estudantes de qualquer instituição do ensino superior, independentemente desta ser ou não a instituição de acolhimento do Laboratório, Instituto ou Centro de Investigação que concede a bolsa.

Financiamento
A FCT apoiará a concessão destas bolsas através de um reforço do Financiamento Plurianual das Instituições do Sistema Científico Nacional por si avaliadas e financiadas, ou de financiamento específico no caso das outras instituições do SCTN, nomeadamente Laboratórios de Estado ou Empresas com actividades de I&D. O apoio contemplará, além do valor total da bolsa a atribuir ao estudante, um subsídio anual a atribuir à instituição de acolhimento para aplicação em despesas associadas à integração do bolseiro. Nada obsta a que as instituições, se assim decidirem, fixem para as bolsas valores superiores aos que são financiados pela FCT, desde que sejam suportados por receitas não provenientes da FCT.

A FCT poderá financiar um número de bolsas até 30% do número de doutorados integrados em cada instituição de acolhimento. Podem ser autorizadas pela FCT excepções devidamente fundamentadas e de reconhecido interesse devendo nestes casos estar garantida a adequada integração e acompanhamento dos estudantes.

Avaliação e selecção dos bolseiros
Os avisos de abertura de concurso são da responsabilidade das instituições que atribuem as bolsas e devem indicar claramente o objecto das bolsas de integração na investigação, assim como o tipo de destinatários, os momentos de avaliação, os critérios de selecção, e as fontes de financiamento. Os avisos são obrigatoriamente publicados nas páginas Web das instituições responsáveis pela abertura do concurso e no portal www.eracareers.pt.

A avaliação das candidaturas é feita pela instituição responsável pela abertura do concurso, e deve ter em conta o mérito do candidato e o seu desempenho escolar.

As bolsas devem ter início entre 1 de Junho e 1 de Dezembro de 2008. As bolsas correspondem a um ano, não renovável na mesma instituição de acolhimento, mas renováveis por um ano adicional noutra instituição.

Planos de trabalho, relatórios e creditação académica
Os planos de trabalho dos bolseiros têm de se desenvolver no âmbito dos projectos de investigação em curso nas instituições de acolhimento. No fim do período da bolsa o bolseiro tem de elaborar um relatório, a validar pelo supervisor e a apresentar em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa.

Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelos estudantes.

Informações, formulário e regulamento
Informações podem ser solicitadas à FCT através de bii@fct.mctes.pt

As listas nominais ordenadas com nomes e endereços dos candidatos seleccionados para financiamento e as referências aos correspondentes supervisores, devem ser submetidas através de http://concursos.fct.mctes.pt/bii/

O formulário e o regulamento do concurso devem ser disponibilizados pelas instituições que concedem as bolsas, e devem estar de acordo com o Regulamento de Formação Avançada da FCT disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008

0 Pareceres Científicos: