sexta-feira, 9 de maio de 2008

LusoExpedição OLYMPUS 2008: Press release

Pelo 3º ano consecutivo diversas Universidades portuguesas e europeias embarcam numa expedição oceanográfica a bordo do navio Creoula da Marinha Portuguesa. A LusoExpedição OLYMPUS 2008, organizada pela Universidade Lusófona, vai levar equipas de mergulhadores às profundezas do Banco do Gorringe situado entre Portugal Continental e o arquipélago da Madeira. Nesta missão embarcam biólogos marinhos, oceanógrafos, químicos e cerca de 30 estudantes universitários com um objectivo comum: estudar a biodiversidade de um local onde poucos tiveram o previlégio de mergulhar. Segundo a organização da LusoExpedição OLYMPUS 2008 os investigadores a bordo estão interessados em temas tão diversos como as alterações anuais na fauna e flora destas montanhas submarinas ou a possibilidade de utilizar os venenos produzidos por diversos organismos marinhos em biomedicina.

O Dr. Pinto de Abreu, coordenador desta missão e Vice-Reitor da Universidade Lusófona, referiu que “depois das 2 edições anteriores, que se pautaram por um enorme sucesso, continuamos este ano com uma missão de caracterização de zonas remotas do mar Português, numa altura em que se está a aproximar a data de entrega do projecto que vai permitir expandir o território marinho sob jurisdição portuguesa nas Nações Unidas em 2009”. A conjugação de esforços de investigadores de Universidades que cobrem todo o território nacional, desde o Algarve ao Porto, passando pelos Açores já teve expressão em publicações científicas internacionais e os organizadores afirmam que esta missão ainda não atingiu todo o seu potencial.

No ano de 2009 comemoram-se os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação da sua obra mais emblemática “A origem das espécies” . A comunidade científica mundial já se está a mobilizar em torno desta efeméride. Haverá forma mais apropriada para comemorar estas datas do que uma nova edição em 2009 desta expedição oceanográfica cujo objectivo é estudar a biodiversidade da fauna e flora marinhas?

0 Pareceres Científicos: