quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aumento de medusas alteram ecossistemas marinhos

As medusas têm a capacidade de alterar os ecossistemas marinhos e apesar de serem mais comuns durante o Verão, já começam a surgir com alguma frequência no Inverno também, devido às alterações climáticas.

Um estudo realizado, durante pelo menos 50 anos, por uma equipa internacional, confirma a extensão e intensidade das proliferações da medusa Pelagia noctiluca, já que a temperatura da água está mais cálida.

O trabalho, publicado na «Biology Letters», recolhe cinco décadas de análises e demonstra que os Invernos são mais quentes e favorecem a entrada da corrente do Mar Mediterrâneo através de Gibraltar, e com isto, condições adequadas para a Pelagia noctiluca. A espécie é especialmente abundante na costa espanhola.
Este aumento afectou directamente a pesca, a agricultura e o turismo. As células urticantes têm efeitos venenosos e tóxicos e como as medusas aparecem essencialmente no Verão, acabam por provocar um efeito sócio-económico afastando as pessoas da costa.

A medusa 'Pelagia noctiluca' pode surgir em multidões nas costas e praias espanholas. Estes animais são predadores bastante vorazes no topo da rede trófica e alimentam-se directamente de larvas e peixes, mas competem por alimentos com outros organismos do zooplâncton.

Informação retirada do site

0 Pareceres Científicos: