quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bióloga de Aveiro descobre espécies novas

Investigadora Sofia Reboleira identificou um pseudo-escorpião em quatro grutas diferentes do Algarve e um escaravelho numa gruta de Montejunto. Publicação saiu na 'Zootaxa'.


Vivem em grutas húmidas e escuras, são raros, e por isso descobri-los é desde logo uma enorme proeza. Foi isso exactamente que a bióloga e espeleóloga Sofia Reboleira fez: descobriu duas novas espécies de invertebrados cavernícolas em Portugal, que só existem por cá. Trata-se de um escaravelho e de um pseudo-escorpião.

Com dois centímetros de comprimento e enormes pinças, que lhe servem para agarrar a sua presa - sim, o pseudo-escorpião é um predador -, o Titanobochica magna, como o designou a bióloga, que o descreveu juntamente com o biólogo da universidade de Alicante Juan Zaragoza, foi encontrado por ela em quatro grutas diferentes do Algarve.

"Os pseudo-escorpiões têm um dos venenos mais letais do mundo animal". É esse veneno, associado às suas enormes pinças, que o torna um predador de sucesso. Pequenos insectos, como os ácaros e outros, que podem encontrar-se nestas grutas, constituem a sua alimentação.

Já o escaravelho, designado Trechus tatai, e descrito em colaboração com outro biólogo espanhol, foi encontrado numa única gruta da serra de Montejunto. Apesar da sua diminuta dimensão - uns escassos dois milímetros -, este novo escaravelho também é um predador. "Alimenta-se de insectos, mas se não os houver consome matéria orgânica em decomposição".

Informação retirada do site

0 Pareceres Científicos: