quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cientista britânico suicida David Kelly inspira mini-ópera

Londres, 14 Jan (Lusa) - O cientista britânico David Kelly, que se suicidou em 2003, aos 59 anos, depois de ter denunciado excessos do governo trabalhista de Tony Bliar na questão das supostas armas de destruição maciça do Iraque, inspirou um mini-ópera.
tamanho da letra


O libreto da ópera, escrito pela autora teatral Zinnie Harris e intitulado "Morte de um cientista", uerte de un Científico", mostra um homem "em crise que se encontra à beira do precipício sem saber para onde saltar".
Harris explicou à imprensa escocesa que decidiu explorar a morte de doutor Kelly porque a sua história é bem conhecida da audiência e o seu suicídio representou um momento muito importante da recente história política do Reino Unido.
Kelly, ex-inspector da ONU no Iraque e assesor do governo britânico em armas biológicas, foi acusado de ser a fonte de uma notícia da BBC que falava das provas exageradas que justificaram o ataque ao Iraque.
O funcionário britânico tinha sido submetido, alguns dias antes, a um duro interrogatório ante a Comissão parlamentar que investigava as provas do governo sobre o Iraque.
"Morte de um cientista", com a duração de apenas 15 minutos, foi composta por John Harris e tem estreia marcada para 21 de Fevereiro em Glasgow, juntamente com outras quatro mini-óperas.


Fonte:http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=382490&visual=26&tema=5

0 Pareceres Científicos: