segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Desaparecimento dos mamutes foi provocado por queda de meteoritos

Solos ricos em fragmentos de diamantes de origem cósmica descobertos em seis locais na América do Norte confirmam a teoria de que uma queda de meteoritos terá provocado um período glaciar responsável pela extinção dos mamutes.

"Estas descobertas constituem uma indicação sólida do impacto de meteoritos há 12.900 anos com enormes consequências ambientais em plantas, animais e seres humanos no conjunto do território norte-americano", explica o arqueólogo Douglas Kenneth, da Universidade de Oregon, um dos autores deste novo estudo publicado na última edição da revista Science.

Em Outubro de 2007, uma equipa de 26 investigadores pertencentes a 16 instituições tinha avançado a teoria da queda de vários cometas para explicar o período glaciar de 1.300 anos aparentemente responsável pela extinção de várias espécies animais, entre as quais os mamutes, bem como pela fragmentação da cultura pré-histórica de Clóvis, uma das mais antigas que habitaram no continente americano.

Esse estudo tinha sido publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Uma das camadas de sedimentos ricos em nano-diamantes de origem cósmica descobertas cobria directamente vestígios da cultura Clóvis no sítio arqueológico de Murray Springs, no Arizona.

Esses nano-diamantes formam-se a elevadas temperaturas e sob fortes pressões criadas por um impacto cósmico e encontram-se na composição dos meteoritos. Podem ser produzidos na Terra, mas só sob efeito de uma forte explosão ou por vaporização química.

Além de Murray Springs, foram encontradas fortes concentrações de nano-diamantes de origem cósmica em Bull Creek (Oklahoma), Gainey (Michigan), Topper (Carolina do Sul), bem como no Canadá em Lake Hind (Manitoba) e Chobot (Alberta).

O novo trabalho foi publicado na edição de 2 de Janeiro da revista Science.

Fonte: site

0 Pareceres Científicos: