sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nasceu o primeiro bebé sem o gene do cancro da mama

Nasceu o primeiro bebé britânico seleccionado geneticamente para não carregar um dos genes que predispõe o padecimento no futuro de cancro da mama, informou o hospital da University College, em Londres, onde decorreu o parto.

Devido ao elevado número de casos de tumor na família do pai ao longo das últimas três gerações (avó, mãe, irmã e prima), o casal decidiu submeter-se a um diagnóstico genético preimplantacional.

A mãe e a menina estão «bem», referiu a equipa responsável pelo tratamento que impediu que o pai transmitisse à filha o gene BRCA1, que predispõe o padecimento de tumor.

«A menina não terá que enfrentar o risco desta carga genética de cancro da mama ou do ovário quando for adulta», referiu Paul Serhal, director da Unidade de Reprodução Assistida do hospital.

Sem a intervenção da ciência, a menina teria tido uma probabilidade de entre 50% a 80% de contrair cancro. No entanto, o método não apresenta um índice de eficácia de 100%, o que motivou a equipa a escolher apenas embriões que estavam livres do gene.


Fonte: site

0 Pareceres Científicos: