domingo, 25 de janeiro de 2009

Energias emergentes com objectivos europeus


"O workshop “Future Energy: Research, Innovation and Technology” – que irá decorrer de 2 a 3 de Março no Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa – tem o objectivo de juntar políticos, fornecedores de tecnologia, stakeholders (clientes ou colaboradores intervenientes no processo) e investigadores de modo a discutirem a melhor forma de atingir os objectivos europeus de sustentabilidade, competitividade e segurança no fornecimento de energia, com foco nas tecnologias de baixo carbono.


As novas políticas europeias dão prioridade ao desenvolvimento e exploração de novas tecnologias e de I&D na área da energia e das alterações climáticas. Neste contexto, a Comissão Europeia lançou o European Strategic Energy Technology Plan (SET-Plan) com o objectivo de acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de baixo carbono.


É na linha das novas políticas europeias sobre tecnologias energéticas, que o Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável (RGESD) do Departamento de Energia Mecânica (IDMEC) do IST, organiza o workshop.


A iniciativa está inserida no âmbito do projecto EMINENT (Early Market Introduction of New ENergy Technologies in liaison with science and industry), uma acção financiada pela Direcção Geral dos Transportes e da Energia da Comissão Europeia em 2003, e terminou em 2005.


Avaliar potencial das tecnologias


Segundo Sandrina Pereira, membro da equipa de investigação do IST, o principal objectivo deste trabalho visa “promover tecnologias na área das energias, que ainda não estejam em desenvolvimento, através de um novo software”. A investigadora avançou ainda que a equipa “analisa ferramentas tecnológicas emergentes para depois as comparar com outras já mais maduras para perceber o seu impacto no mercado, quer seja a nível ambiental, económico ou financeiro”.


Actualmente, a atenção do IST recai sobre a análise mais detalhada da tecnologia da energia eólica em meios urbanos, desenvolvida pelo seu parceiro Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologias de Inovação (INETI).


Devido ao seu sucesso, seguiu-se o projecto EMINENT 2, que teve início em 2006. Esta medida tem como objectivo principal avaliar o potencial comercial de tecnologias emergentes – EST (Early Stage Technologies) – e acelerar a sua introdução no mercado. Para isso, foi criado um software que analisa e avalia estas tecnologias, a nível ambiental, económico e financeiro, comparando-as com tecnologias comerciais."




0 Pareceres Científicos: